Não deixe o Covid-19 matar seus objetivos de 2020

Não deixe o Covid-19 matar seus objetivos de 2020

Estamos chegando ao final do primeiro semestre do ano. E que ano, né?! Quem diria que em pleno século XXI o distanciamento e o isolamento social fariam parte do nosso dia-a-dia devido a um vírus? Que milhões de pessoas morreriam nos 4 cantos do mundo pela mesma doença? Que algo aparentemente tão pequeno ao ponto de não conseguirmos enxergá-lo mudaria, e talvez para sempre, a vida de todas as pessoas que habitam neste planeta? Ninguém diria... Ninguém previu... Mas aconteceu. Mudamos nossa rotina. Mudamos nossa forma de trabalho. Mudamos nossas relações. Mudamos nossos pensamentos e opiniões. Mudamos, mudamos, e mudamos.

E em meio a todo o caos do Coronavírus, o tempo foi passando. Fomos preocupando, nos posicionando, nos solidarizando, e por vezes até brigando com os demais. Todos nós passamos por diferentes fases, medos e neuroses. A verdade é que tem horas que nem a gente se entende com todo este turbilhão de informações. Nunca vivemos uma era tão “sem respostas” para o amanhã. O tal do Covid-19 não passou e ninguém sabe se ou quando ele irá passar. E essa incerteza tem como principal consequência no comportamento humano a paralisia, ou seja, ficar sem ação, parar de progredir, estagnar, interromper, suspender. Porém, como dizia Cazuza, o tempo não para.

Metade do ano se foi e, mesmo com toda esta crise (de saúde física, psicológica e emocional – como já escrevi anteriormente por aqui), o que você fez e conquistou até este momento? Aquela lista de ano novo que incluía fazer um curso, mudar de emprego, comprar um carro, perder peso, investir em um novo relacionamento, e outras coisas mais... está guardada na gaveta? É hora de parar e refletir, e não utilizar o Coronavírus como desculpa para dizer que 2020 será um ano perdido, pois ainda dá tempo de se adaptar, se reinventar e mudar atitudes para alcançar pelo menos alguns dos seus objetivos, independentemente de quais sejam eles. O que realmente importa é você entrar em ação imediatamente e da forma que for possível neste momento.

O primeiro passo para qualquer mudança a ser realizada é o planejamento. Estudos indicam que precisamos entender detalhadamente qual é a nossa real situação para então começarmos a agir, e escrever nos ajuda a organizar e compreender melhor os inúmeros pensamentos que correm soltos na nossa mente. Ao colocarmos nossas ideias no papel temos a oportunidade de visualizá-las, entendê-las e definir o que será preciso fazer para concretizá-las.

O principal cuidado que devemos tomar é sermos sinceros com nós mesmos e traçar objetivos possíveis de serem realizados e que, ao mesmo tempo, nos desafiem. O erro mais comum que as pessoas cometem é o de estabelecer metas muito ambiciosas a curto prazo e não conseguirem alcançá-las, o que resulta em frustração e, na maioria das vezes, em abandono da busca pelo objetivo. Sendo assim, a dica é organizar o seu cronograma de ações de modo a começar pelo mais fácil. Conquistar pequenas vitórias é importante para ganhar autoconfiança e manter a motivação. 

Lembre-se de estabelecer prioridades, afinal, jamais conseguiremos cumprir todas as metas de uma só vez. Cada etapa precisa acontecer no seu tempo. Reflita sobre o que é mais importante, por onde você deve começar e tenha paciência. Quando o imediatismo fala mais alto e a ânsia por resultados bater, reveja o propósito da sua caminhada e o quanto já avançou em direção ao que você quer. Por vezes, a realização de alguns planos pode envolver outras pessoas e, para isso, temos que procurar apoio daqueles que de fato possam nos ajudar. Não raras vezes buscamos segurança em pessoas que acabam nos desmotivando e desencorajando. O incentivo externo é de fundamental importância, mas a força decisiva para tocar seus planos vem mesmo é de você.

Reveja seu planejamento constantemente e ajuste o que for necessário. Todo planejamento, por mais que tenha foco, precisa ser flexível, já que muitas vezes nos deparamos com situações que fogem do nosso controle (como o Covid-19) e que necessitam tomadas de decisões que alteram o que estava planejado para o futuro. Se quiser realmente promover mudanças significativas em sua vida é preciso deixar a procrastinação de lado e sair da zona de conforto. Com esforço, dedicação e persistência, qualquer pessoa conquista o que quiser. Tirar os planos do papel pode ser mais simples do que você imagina. Mude a rota, altere os prazos, mas não abandone os seus sonhos por causa do Coronavírus. Prospere!
 

Blog