(55) 9 9929-2604

contato@prosperedho.com.br

Os Novos Desafios Do Empreendedorismo

prospere

Empreender é o sonho de grande parte das pessoas, porém é um dos maiores desafios do mundo. Pesquisas indicam que o número de empresas que não chegam à maturidade é enorme, cerca de 25% fecham as portas ainda no primeiro ano de atividades e 50% não chegam a completar cinco anos. Uma das principais causas destes números é falta planejamento e de uma gestão eficiente. Nos dias atuais, para ser um empreendedor é preciso muito mais do que saber administrar, você precisa desenvolver algumas características essenciais para conseguir não só tocar o seu negócio, mas também inspirar outras pessoas, sejam seus colaboradores ou seus clientes.

Você precisa saber qual é sua grande missão. Saber o que é o seu negócio e qual problema ele soluciona. A partir do momento que isso estiver definido é importante que você aprenda a delegar, ou seja, tirar a centralização de você e permitir que outras pessoas te ajudem nessa missão. Saber delegar tarefas é uma das principais e mais difíceis competências de um bom gestor e um passo indispensável para ter tempo de priorizar seu trabalho em ações estratégicas.

Você precisa ter pensamento inovador. Pensamento de quem está disposto ao risco (calculado). O ato de se manter na zona de conforto não levará o seu negócio a outro nível. O que se vê em muitas empresas, geralmente, é que elas ficam estagnadas no sucesso que tiveram no passado e não mudam, não evoluem com as mudanças constantes do mundo. Isso faz com que aquilo que funcionava há algum tempo atrás não funcione mais. Independente de qual seja o seu ramo de atuação, tenha um olhar “desapegado” ao que você tem hoje e esteja atento ao futuro e as oportunidades, só assim você conseguirá se manter competitivo.

Você precisa aprender a lidar com pessoas, liderar e criar os novos líderes que serão responsáveis pelas áreas mais importantes da sua empresa quando ela crescer. Gestão de Pessoas é o grande desafio de qualquer organização, independentemente do porte. Para alcançar os objetivos traçados, uma empresa depende do conhecimento e das habilidades de seus colaboradores. Se você investir na ideia de desenvolver líderes, isso fará toda a diferença, pois você terá pessoas preparadas quando precisar.

Por fim, lembre-se que o empreendedor deve ser o principal recurso do seu negócio e que a solução para quase todos os problemas estão dentro da própria empresa. Na maioria das vezes, somente ser expert no seu nicho de mercado não será suficiente. Porém, com muito trabalho e atitudes certas qualquer empreendedor pode obter sucesso e toda empresa é capaz de prosperar.