(55) 9 9929-2604

contato@prosperedho.com.br

Precisamos Falar Sobre Carreira

IMG_2186


A economia está, aos poucos, voltando a acelerar e 2018 já está sendo melhor que o ano anterior. Porém, as empresas ainda estão agindo com muita cautela e procuram evitar contratações e aumentar os salários. Muitas pessoas seguem sem emprego e os que o tem queixam-se que avançar na carreira está difícil. Realmente. Em um momento como o que vivemos, crescer profissionalmente exige ter calma e praticar o famoso plantar hoje para colher bons resultados no amanhã.
No entanto, nem sempre as questões relacionadas a carreira é um reflexo da economia. A estagnação pode ocorrer por vários motivos, e a maioria deles é causada pelo próprio profissional. Quer saber se a sua carreira parou? Analise se, nos últimos tempos, as atribuições da sua função mudaram ou não. Se ainda há algo de desafiador a fazer ou se o dia a dia já caiu em uma rotina desmotivadora. Algumas pessoas sentem-se confortáveis e até gostam de uma carreira sem sobressaltos. Mas, se isso lhe incomoda, é hora de se mexer para crescer dentro da sua empresa ou pensar na possibilidade de mudar de trabalho.
De qualquer maneira, a seguir encontram-se as principais atitudes que podem (e devem!) ser tomadas agora para que você consiga manejar sua carreira e impedir que seu desenvolvimento profissional fique prejudicado:
Faça um ótimo trabalho. As empresas estão com as estruturas mais enxutas e precisam que os colaboradores que ficaram deem conta do recado. Isso significa que a pressão por resultados está alta. É nessa hora que as empresas estão mais atentas ao desempenho das pessoas. Por isso, mais do que nunca, é importante dedicar-se ao trabalho e entregar bons resultados – tanto para o seu gestor quanto para os seus clientes. Mostrar-se como alguém que resolve problemas e que tem comprometimento é uma excelente estratégia.

Assuma novos desafios. Embora todos estejam cheios de tarefas, assumir novos desafios é um fator muito positivo profissionalmente, desde que haja certeza de que é possível fazer mais e que suas competências podem ser usadas para ajudar. Quando o profissional se sai bem, as chances de aumento de salário e promoção crescem. Por isso, não tenha receio de que seu gestor saiba que você tem vontade e condições de assumir novas tarefas e desafios. Essa conversa, inclusive, pode ser feita em um momento de feedback, formal ou informal.

Invista em qualificação. Um erro que muitas pessoas cometem ao longo da carreira é deixar de investir em si mesmo. Quem não se prepara sofre mais no futuro, pois tem bastante gente se especializando e se desenvolvendo por aí, inclusive os seus colegas. Pense em quais são teus pontos fracos (leve em conta suas habilidades técnicas e comportamentais) e aproveite para melhorá-los ou corrigi-los. Se a empresa que você trabalha oferece cursos, pesquise aqueles que são importantes para você. Se ela não oferece analise a possibilidade de você mesmo fazer esse investimento. As oportunidades podem surgir, as empresas e os gestores escolhem os melhores, então é fundamental estar preparado.
Lembre-se que para crescer na carreira é preciso percorrer um caminho que, na maioria das vezes, é repleto de obstáculos. Porém, esse deve ser um dos principais objetivos que qualquer profissional deve buscar afinal, todos nós queremos ser reconhecidos e valorizados pelo nosso trabalho. Então, faça a sua parte e seja o grande responsável pelo desenvolvimento da sua carreira.