(55) 9 9929-2604

contato@prosperedho.com.br

Gestão de Pessoas: O Grande Desafio das Pequenas Empresas

prospereeee

É de conhecimento geral que as pessoas passaram a significar o grande diferencial competitivo das organizações. É exatamente neste sentido que a famosa, atualmente, Gestão de Pessoas pode auxiliar o administrador – seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – a desempenhar todas as suas funções do dia a dia. Planejar, organizar, dirigir e controlar não são tarefas fáceis e, também, não se realizam de maneira individual pelo gestor, mas sim através e junto das pessoas que formam sua equipe. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que a organização se estruture definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão.

Infelizmente, uma Gestão de Pessoas bem estruturada é encontrada, geralmente, apenas em empresas de médio e grande porte, as quais possuem maiores recursos e visão real de sua importância. Isso faz com que os pequenos negócios enfrentem maiores desafios para serem competitivos num mercado de concorrência muito acirrada.

Precisamos mudar este cenário, uma vez que as Micro e Pequenas Empresas são de valiosa importância econômica e social para o país e, principalmente para as cidades menos populosas, pois são grandes geradores de emprego e renda. A falta de recursos, sejam eles humanos ou de estrutura, não pode e nem deve ser utilizado como uma desculpa para a inexistência de Gestão de Pessoas dentro de uma organização. Investir em melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores, na comunicação interna e nos relacionamentos, por exemplo, requer basicamente de: intenção, conhecimento, boa vontade e mudança de atitudes.

Toda e qualquer empresa é capaz de desenvolver pelo menos o básico em Gestão de Pessoas e observar a melhora na autoestima dos colaboradores, motivação em produzir mais e melhor e, engajamento. Para as Micro e Pequenas Empresas, pensar em Gestão de Pessoas, segundo as necessidades de inovação, é parte fundamental das estratégias quando falamos em valorizar e investir em competências, habilidades, trabalho em equipe, descoberta de talentos e desenvolvimento de lideranças. Por isso, os empreendedores precisam sempre atualizar-se, buscar por conhecimento, qualificação e novas práticas em seus negócios para, assim, manterem a longevidade empresarial.

 

Desenvolva a Gestão de Pessoas em sua empresa e Prospere!